Boa noite meninas!!!
Ontem recebi um e-mail com apenas uma pergunta bem simples...
E como essa pergunta tem me sido feita de forma bem frequente, resolvi que ela vale um post aqui.
Confiram a pergunta e a minha resposta logo abaixo:
RESPOSTA:
"Olá querida!!!
Vc não é a única! Nós todas crescemos escutando primeiro nossas mães falarem do tal exame ginecológico que é mto desconfortável, depois quando ficamos mocinhas as amigas que ficaram um pouco antes começam a fazer o terror sobre a primeira visita ao ginecologista... Então aí reforçamos a imagem de que vai doer e que é algo que remete a uma tortura.
Infelizmente toda mocinha visita o ginecologista cheia de medos e mitos... As vezes vezes temos a sorte de encontrar um médico que antes de partir para o exame, explica todo o precedimento e toda a anatomia. E quando isso acontece é maravilhoso, pq aí nós entendemos de verdade como o exame é feito e tiramos todo o nosso "pré conceito" . Aí quando deitamos na maca ginecológica estamos mais relaxadas, mais tranquila e o nosso músculo da vagina não se fecha. Dessa forma o médico conseguirá colher o matérial sem causar uma experiência traumática para a garota.
Quando vc for a um médico, explique antes todo o seu medo e diga que vc voltará lá quantas vezes forem necessárias para tentar fazer o exame, mas que vc precisa estar relaxada para ele tentar colher o material.
Talvez ele tente algumas vezes e ao verificar o seu músculo tenso, desista de colher o material aquele dia e te peça para voltar um outro dia e talvez peça tbm para vc ir visitar um sexólogo ou uma fisioterapeuta uroginecológica.
Quando entendemos nossa anatomia e como o procedimento do exame é realizado, ficamos mais tranquilas e mas relaxadas, possibilitando a coleta do material sem a mínima dor.
Obrigada pela sua pergunta! Eu realmente adorei! E gostaria da sua autorização para divulgar no blog (sem o seu nome claro!). Posso ?
Um abraço
Dra Fernanda"
Nenhum comentário:
Postar um comentário