Qual é o tratamento?


O que devo fazer para começar o tratamento do vaginismo?


O primeiro passo é fechar o diagnóstico! Procure o seu ginecologista, exponha a sua situação e certifique-se que você tem realmente VAGINISMO. Ok? Se você quer alguma indicação, entre em contato pelo meu e-mail (fernanda@clinicaurofisio.com.br).

Fechado o diagnóstico chegou a hora de buscar as soluções. É aconselhado iniciar tratamento com psicólogo/sexólogo e fisioterapia especializada em ginecologia. Essa é a forma mais segura de você resolver o seu probleminha!

Nem todas meninas necessitam passar por um tratamento psicológico, as vezes com o tempo o vaginismo some sozinho. É bem difícil, mas acontece! Outras meninas, conseguem ficar curadas apenas com tratamento psicológico. E isso é bem frequente! Mas também muitas meninas, fazem terapia há anos e não conseguem obter melhora. É muito comum eu receber meninas assim, aqui em meu consultório! Algumas meninas partem direto para os exercícios supervisionados com um fisioterapeuta e conseguem obter cura. Outras meninas, conseguem ficar curadas com a ajuda de um namorado super paciente e compreensivo e exercícios em casa. 

Não há como afirmar qual é o melhor tratamento para você. Cada menina tem o seu TIME! É lógico que com ajuda profissional, o processo tende a ser mais rápido e mais seguro.


           A conduta multidisciplinar é sempre mais indicada: GINECOLOGISTA + PSICÓLOGO/SEXÓLOGO + FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA.

6 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que nunca me imaginei postando
um depoimento sobre este problema.Sofro há muitos anos com esse problema, com esse fantasma chamado vaginismo.Sou casada há mais de 15 anos e nunca consegui uma relaçao com penetração, é muito triste tudo isso.antes de ler os depoimentos de outras mulheres, achava que só eu tinha esse problema.Não suporto mais essa situação, eu e meu esposo acabamos nos acomodando com a situação e o tempo passou.... e passou rápido demais, nem me dei conta, mas agora resolvi lutar contra isso, procurei ajuda(ás vezes me pego pensando porque deixei tanto tempo passar), me culpo, choro. penso EM VOLTAR NO TEMPO E FAZER TUDO DIFERENTE, mas não tem jeito o tempo não volta, penso que minha familia, a familia dele ninguém sabe de nada, não sabe como sofremos com isso. Mas como falei resolvi procurar ajuda e encontrei na internet, este site, vi o endereço da Dra. Fernanda, tomei coragem, liguei e marquei uma avaliação,pensei em desistir mas fui com muito medo, mas ela me recebeu muito bem, foi um amor comigo, sai dali com um pouco de esperança depois de tantos anos de me livrar desse problema.Já vou para a 3 consulta, confesso que em cada sessão me dá um pouco de medo...mas vou continuar firme, tenho que acreditar que um dia esse sofrimento vai acabar.

Anônimo disse...

Meu nome é Tatiane e tentei minha primeira relação com 19 anos. Apesar de realizar todas as preliminares, nunca consegui a penetracao. Meu namorado na época teve paciência no inicio, mas depois de dois anos dizia que a explicação é que eu não o desejava. Por ele ser mais velho, já tinha sido casado e era experiente, acreditei e terminei o relacionamento. Neste período procurei uma ginecologista, que disse que a solução era fazer um micro cirurgia para cortar o meu hímen.

Eu que já tinha dificuldades de me relacionar, apesar de ser muito cortejada pelos rapazes, fiquei anos sem namorar, eu fugia de ter que ter relações com alguém e ter aquela dor e constrangimento. Me achava uma ET, pois todo mundo gosta tanto de sexo, pq eu não? Era tão jovem e bonita, desperdiçando ótimos partidos. Passei a dizer que era assexuada, e eliminar a parte amorosa e sexual da minha vida. Depois de alguns anos me apaixonei, mas ele se recusou a ter relações comigo quando soube que ainda era virgem. Percebi que os homens fugiam, não queriam a responsabilidade de ser o primeiro. E eu procurei outros ginecologistas e psicólogos, mas ninguém me dava uma solução, diziam que era só relaxar, mas não é tão simples quanto parece. Enterrei meu sofrimento por anos, e hoje, aos 32 anos, descobri pela internet que eu tenho vaginismo! Eu praticamente me auto diagnostiquei e me tratei sozinha, eliminei meus pensamentos e valores morais rígidos, resultado de uma educação que me exigia casar virgem e repugnava o sexo. Percebi que quando mudei a minha cabeca, passei a querer de fato estar com um homem e comprei os dilatadores. Coloquei com facilidade os dois primeiros tamanhos, prova de que o problema estava na minha mente. Agora só preciso treinar melhor minha musculatura vaginal, pois mesmo querendo, ela parece contrair, viciou neste comportamento. Sofri demais com esse problema sem saber o que tinha, desperdicando anos de minha juventude, e olha que procurei ajuda profissional e compartilhei meu drama com amigas. Fiquei muito mais leve e feliz por saber que existem muitas mulheres que passam pelo mesmo sofrimento. Tenho mais esperança agora de realizar o meu maior sonho: casar e ter filhos.

Anônimo disse...

Obs: nunca consegui nem colocar absorvente interno antes, o tratamento está me ajudando, mas agora quero tratar com um profissional. Tatiane

Anônimo disse...

Oi, meninas! Depois de 10 anos, isso mesmo, 10 anos, consegui a primeira penetração!!! Meu marido e eu choramos de emoção, pois como sabem o caminho é muito sofrido. A penetração foi um pouco dolorida, mas sei que em pouco tempo vai melhorar...Esse blog me ajudou muito com as dicas! Eu não conseguia nem tocar na entrada da vagina quando me casei (casei virgem) só depois de 8 anos, desesperada, conversei com a ginecologista e ela me disse que era vaginismo e eu fiquei feliz, pois pensei que eu era um ET! Ela me mandou tentar colocar um absorvente interno. Demorei quase um ano para conseguir colocar o OB mini e não tive coragem de voltar a ginecologista. Depois comecei a pesquisar nos blogs e vi que muitos indicavam os dilatadores. Comprei e comecei treinamento, era muito ruim, me sentia um lixo, me sentia estranha, incapaz..., ficava sozinha no quarto fazendo os exercícios e até chorava, pensava que nunca iria conseguir e demorou uns 2 anos até eu chegar ao último tamanho, mas quando ia tentar com meu marido, NADA!!! não entrava, eu via a tristeza no rosto dele e pedia a Deus que me matasse ( eu não estou exagerando), pois assim ele teria a oportunidade de ter uma vida completa e feliz com outra mulher. No desespero cheguei a falar com ele para procurar mulher na rua, ele nunca aceitou e dizia que ia viver sem sexo completo, isso me matava por dentro...Depois li uma dica aqui no blog para atrelar os exercícios com os dilatadores com minha intimidade com meu marido,( eu fazia os exercícios sozinha em casa). Percebi que meu marido ficou meio estranho quando viu aquele monte de dilatadores na cama rs, aí fiz assim: enquanto ele me acariciava eu ia colocando os dilatadores um a a um, do menor para o maior com muita calma,deixava cada um deles por volta de 5 minutos dentro de mim. Quando terminei pedi ao meu marido que tentasse colocar o pênis dele, eu segurei o pênis dele e controlei o tanto que podia entrar, aí entrou TUDO!!! Na primeira vez que tentamos!!!!!!! Nem acreditei!!!!Gente, não desistam!!! É possível sim!!! Deus é bom demais!!!! Na hora passou na minha mente todos aqueles looongos anos de tristeza que finalmente tinham chegado ao fim.

Anônimo disse...

Tenho um relacionamento com a mesma pessoa a 15 anos a mesma sempre me evitou e as poucas vezes que tentamos não concluiu o ato a cerca de 5 anos atrás nos separamos pois ela não aceitava que cobrança a respeito da procura por tratamento nem ao ginecologista ela foi neste período. Por fim voltamos um seis meses depois da separação com a condição de que ela procura-se tratamento, após um ano que voltamos voltei a ter uma conversa franca com ela pois percebi que ela não procurou tratamento e foi quando ela procurou um psicólogo porém uns seis meses depois ela parou de ir e toda vez que eu tento conversar a respeito acabamos brigando ela fica irritada e agressiva só de falar no assunto, não sei o que fazer ela foge do assunto e me enrola, tenho toda a paciência com ela pois a amo muito, porém ela não parece não querer resolver o problema. O pior é que o tempo passou o meu desejo por ela não existe mais e como uma irmã acho que no mínimo que ela tenha vontade de resolver o problema por sim mesma por nós e por ela mesma, pareço me rastejar enquanto ela não liga para o problema eu não sei o que fazer acho que perdi a minha juventude as pessoas a minha volta casaram tiveram filhos e eu estou ficando para titio as pessoas a minha volta fazem sexos e são felizes eu me sinto um excluído. Não consigo mais acreditar nela me sinto enganado. Ligar a tv ouvir música tudo me deixa triste tudo parece falar de sexo alias o mundo parece viver pelo assunto e tudo me lembra do nosso problema. Por favor alguém me ajuda. Não sou um cara ruim talvez feio demais atraente de menos tenho um bom coração e muita paciência mais estou no limite acho que chego a esta com depressão o que eu sinto já procurei na internet histórias parecidas com a minha mais nunca encontrei algo desta forma não consigo trabalhar me concentrar no trabalho não consigo fazer nada as vezes tenho vontade de morrer enquanto ela vive normalmente faz plano de investimentos futuros viagens, curso compra de carro e etc. ... e sempre deixa o nosso problema por ultimo . Sinto como se tivesse sendo enganado e que acreditei e investir na pessoa errada uma pessoa que não liga para mim e não quer sair da zona de conforto dela e pouco se importa com o assunto.

Anônimo disse...

Olá meninas! A pior coisa no vaginismo é a falta de conhecimento. A carência de profissionais pra resolver esse problema é tão grande que torna tudo mais difícil. Lendo o blog e as explicações da Dra Fernanda, dá pra perceber que é algo simples de resolver. Porém, a gente escuta tanta coisa inapropriada e passa tantos constrangimentos na busca de um tratamento adequado que quando a gente consegue encontrar a cura ela é bem mais trabalhosa do que seria de fato no início. Eu mesma já ouvi de uma fisioterapeuta: Porque você não toma um vinho? Olha seu marido te ama! Dois anos sem sexo! Não sei como ele não te largou! Bem, ainda estou na incansável busca por um tratamento adequado. Estou tratando com outra fisioterapeuta, fazendo sessões de 20 minutos que não estão dando em nada e que, óbvio, já vou abandonar e tentar encontrar outra, ou uma psicóloga. E assim a gente vai tentando... Frustração atrás de frustração. Agradeço pelo espaço de desabafo e de esclarecimento, pois foi aqui que eu descobri o que eu tinha. Já que a ginecologista disse pra eu apenas lubrificar bastante que era só isso kkk. Santa ignorância.